Alunos de Machado realizam 2ª Feira Jovens Empreendedores

No próximo sábado, dia 10, a Praça Antônio Carlos, os alunos da rede pública de ensino realizam a 2ª Feira do Jovem Empreendedor. O evento é a atividade de fechamento do programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, desenvolvido pelo Sebrae e aplicado nas escolas de Machado desde o ano passado.

A parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sebrae traz para a escola os conceitos de empreendedorismo. Os professores da rede municipal e estadual de ensino passaram por treinamentos oferecidos pelo Sebrae para aplicar os conhecimentos empreendedores em sala de aula. A Feira é a oportunidade de os alunos colocarem em prática tudo o que aprenderam.

Direcionado a alunos do ensino fundamental, o Programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

A educação empreendedora proposta pelo programa incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e, também, avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

O Programa procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores, com dedicação, vontade de fazer diferente, e que busquem desenvolver autonomia em si e nos estudantes, sendo então protagonistas dessa transformação.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
- Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
- Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
- Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
- Aprender a ser via essencial que integra as três precedentes.

A Feira Jovens Empreendedores acontece no dia 10, sábado, das 8h às 11h, na Praça Antônio Carlos.

*foto: Feira do Jovem Empreendedor de 2017