Saúde promove palestra e reforça conscientização sobre o câncer de mama e próstata

Para encerrar o mês de combate ao câncer de mama e colo de útero e iniciar a campanha Novembro Azul, a Secretaria de Saúde proporcionou aos servidores da Prefeitura, uma hora de palestras com médico especialista na área e depoimentos emocionantes de pacientes que já enfretaram o tratamento contra o câncer.

O evento aconteceu na tarde de ontem, 31, no anfiteatro da Prefeitura de Machado e reuniu os servidores públicos. Na ocasião, o médico Dr. Amaro Themiscitocle Alencar Ferreira falou sobre os principais cuidados com a saúde do homem e reforçou que eles devem procurar cada vez mais o sistema de saúde, pois a prevenção é o melhor caminho. “Os homens em sua maioria são muito reservados e geralmente são levados aos consultórios pelas filhas ou esposas. É importante ficar alerta, uma vez que o câncer de próstata não dá sintomas, por isso, sempre recomendo a partir dos 45 anos, que sejam associados os exames PSA (sangue) e do exame de toque”, destacou o urologista.

Após a palestra, os presentes assistiram a três depoimentos de mulheres que foram diagnosticadas com a doença e que já passaram pelo tratamento.

Neste mês de novembro, a Secretaria de Saúde desenvolverá várias ações coltadas à saúde do homem, a fim de buscar que esse público procure as unidades de saúde para realização de exames preventivos.

 

Machado é para você. É de todos nós!