OUTUBRO ROSA: Saúde realizou diversas ações para marcar o mês da conscientização

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou várias ações de saúde da mulher nas unidades de saúde, como coleta de preventivo, exames de mamografia e orientações sobre a prevenção ao câncer de mama, bem como mobilização nas empresas próximas à área da unidade de saúde CESAN (Jardim Chamonix).

A Secretaria de Saúde também desenvolveu várias atividades de mobilização como orientações sobre prevenção ao câncer de mama, autoexame, exame clínico de mamas; agendamento de exame preventivo e mamografia para as funcionárias da empresa MAVI Alimentos; palestra sobre o câncer de mama e prevenção para idosos do grupo de convivência do CRAS; coletas de exame preventivo, exame clínico de mamas, agendamento de mamografia e orientações para as funcionárias da empresa Ferracini; mobilização através de palestra e orientações sobre câncer de mama e autoexame das mamas na Praça Antônio Carlos, em conjunto com o Ministério da Mulher da Igreja Adventista de Machado; atividades com o grupo de idosos do Lar Fabiano de Cristo; e palestra e depoimentos de mulheres que tiveram câncer de mama, para as professoras e colaboradoras da FUMESC.

No dia 31, a Secretaria encerra as atividades do Outubro Rosa e dá início à campanha Novembro Azul, em prevenção ao câncer de próstata, com palestra para todos os servidores municipais. O evento será realizado no anfiteatro da Prefeitura e vai contar com depoimentos de ex-pacientes de câncer de mama que se curaram e com palestra de médicos, tanto sobre o câncer de mama, quanto sobre o câncer de próstata.

O principal objetivo é que as ex-pacientes compartilhem suas experiências e tragam um alerta sobre a importância da prevenção. Já os médicos vão tirar as principais dúvidas sobre os exames, além de dados sobre a doença.