Machado supera meta na nota do IDEB, principal índice da educação

O Município mais uma vez supera a expectativa do Ministério da Educação (MEC) na formação das séries iniciais (4º e 5º ano). A Educação Municipal de Machado superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, estabelecida com a média 6,0 pontos. A nota de Machado é 7,1 superando a meta estipulada para 2021.

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Para a Secretária de Educação, Renata Marinelli, o desempenho do município é reflexo das ações desenvolvidas pela Prefeitura, em conjunto com a direção e a supervisão escolar. “Tenho trabalhado todos os dias com a visão de uma educação de qualidade para nosso município”, afirma.

Já para o Prefeito Municipal Julbert Ferre, o bom desempenho da educação municipal é reflexo de uma política pública com a visão de que só é possível avançar e conseguir melhores resultados e melhorar de vida através da educação. “Eu tenho que comemorar em dobro: como prefeito e como professor. O desempenho das nossas crianças nos deixa cheios de orgulho e essa conquista vem a somar com os novos caminhos que nosso município está tomando, graça à atuação dos professores, diretores, a orientação da secretaria e, também, a conscientização dos pais. Quero deixar os meus parabéns a todos e dizer que eu acredito que a educação é o único caminho para mudar a realidade das pessoas”, afirma o prefeito.

Todas as escolas dos municípios superaram a meta estipulada pelo MEC e a cidade de Machado tem índice maior que outras grandes cidades, ficando entre as 50 melhores de Minas Gerais.