Live das Congadas de Machado é habilitada e concorre a maior premiação do Patrimônio Cultural do Brasil.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo divulgou a lista de ações habilitadas para concorrer a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade que reconhece ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar.
Foi registrado um total de 435 ações inscritas para concorrer ao principal prêmio voltado para a valorização e preservação do Patrimônio Cultural. Entre as iniciativas habilitadas ao prêmio nacional está a proposta enviada pela Prefeitura de Machado através da Secretaria de Cultura e Turismo. A ação “Live em Homenagem a Festa de São Benedito de Machado, patrimônio cultural imaterial” concorre ao prêmio no segmento iniciativas do poder público e na categoria 2 referentes a preservação do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia.
O prefeito de Machado, Maycon William da Silva comemora a habilitação a concorrer a uma premiação nacional no primeiro ano de sua gestão. “Quero destacar o trabalho técnico de toda equipe da Secretaria de Cultura e Turismo que elaborou a proposta e habilitou, é mais uma notícia positiva para a cidade de Machado e parabenizo a todos os congadeiros e caiapós que se apresentaram na live em agosto, inclusive se vencermos o prêmio destinaremos o dinheiro da premiação aos próprios congadeiros”, relata o prefeito.
O Iphan informa que serão dez prêmios de R$ 20 mil cada, divididos em cinco segmentos e duas categorias.
O resultado da etapa estadual está previsto para dia 10 de novembro. Já as 12 ações vencedoras em nível nacional serão divulgadas até 17 de dezembro de 2021 e entregue em cerimônia em Brasília-DF.