Com recursos próprios, Prefeitura de Machado cria ?Auxílio Emergencial Musical? que prevê ajuda a músicos da cidade

Auxílio no valor de R$ 800 será concedido a profissionais prejudicados pelo fechamento de estabelecimento em razão da pandemia de Covid-19.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Machado

 A cidade de Machado, localizada no sul de Minas Gerais, com população estimada em 40 mil habitantes, vem sofrendo com as consequências da pandemia do novo coronavírus. Um setor que sofre até hoje são os músicos machadenses, profissionais diretamente prejudicados em decorrência da suspensão dos eventos musicais e também pelo fechamento de estabelecimentos em razão da pandemia.

Pensando em ajudar e colaborar com os músicos que tiveram suas atividades suspensas, a prefeitura de Machado, através do prefeito, Maycon William, homologou e estabeleceu através da Portaria nº 262 um ‘Auxílio Emergencial Municipal’ para os trabalhadores do setor musical que tiveram prejuízos com o Covid-19.

Das 37 inscrições no cadastro municipal, 30 pessoas foram habilitadas para receber o auxílio, em parcela única de R$ 800, oriundos do programa ‘Cultura Viva’, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Para os critérios de seleção foi considerado; residência em Machado, relato que teve as atividades interrompidas pela pandemia, que têm na música sua fonte prioritária de renda e se não possui nenhum trabalho formal ativo quando cadastrado.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convoca os habilitados para comparecerem até a próxima sexta-feira (12) na Casa da Cultura para assinatura do termo de compromisso e contrapartida levando cópia do CPF, RG e um comprovante de residência.

Para o secretário municipal de Cultura, João Alexandre Moura, a ação se justifica devido ao cancelamento de festas, eventos, música em bares e pesqueiros, casamentos, aniversários, contratos e a suspensão de diversas formas que o músico se organizava para obter sua renda.

\"Esperamos que os governos Estadual e Federal pensem em um orçamento para o setor cultural em 2021, como ocorreu em 2020, com a Lei Aldir Blanc. O setor cultural é sem dúvida um dos mais impactados com a pandemia\", finaliza.

Machado é um dos primeiros municípios do Brasil a criar este auxílio aos músicos, após a finalização da Lei Federal Aldir Blanc. A Portaria com os resultados e orientações pode ser acessado no link:

https://drive.google.com/.../1Q7kb2oomqLuFeAcuHl69mJ.../view