Detalhes da Notícia

OFICINAS DE CANTIGA DE RODA ACONTECEM EM COMEMORAÇÃO AO MÊS MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA
OFICINAS DE CANTIGA DE RODA ACONTECEM EM COMEMORAÇÃO AO MÊS MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

No mês de abril comemora-se o mês mundial da atividade física e da saúde e para este ano de 2018, o Ministério da Saúde propôs o resgaste das atividades culturais do estado como danças, jogos e brincadeiras para trabalhar o conceito da atividade física. A Secretaria de Saúde, representada pela educadora em Saúde, Júlia Fernandes, em parceria com a Secretaria de Educação, através da Secretária, Renata Marinelli, realizou atividades de resgate de cultura com as cantigas de roda que retornam aos círculos das brincadeiras infantis, numa valorização histórica na qual a escola pode ser uma forte parceira.

A oficina foi realizada com as crianças de duas escolas municipais: Comendador Lindolfo de Souza Dias e Carlos Legnani – CAIC, entre os dias 23, segunda-feira, e 25, quarta-feira. Nesse processo de revitalização, as crianças aprendem a valorizar as relações interpessoais, o respeito mútuo através da música e, ao mesmo tempo, a criança se socializa, encontra prazer, desenvolve a afetividade, a motricidade, e o cognitivo, além de criar e reconstruir a realidade à sua volta.

Segundo a educadora Júlia, com o esquecimento das cantigas de roda principalmente nas escolas, a ludicidade, que é o segredo das cantigas, está se perdendo. “Os aspectos que possibilitam o desenvolvimento infantil como dar as mãos em um círculo, ouvir, cantar, não devem ser esquecidos pois podem comprometer movimentos de suma importância para o convívio humano. Assim, com as oficinas de cantigas de roda é resgatar esta ludicidade para as crianças”. Afirma.



Fotos da Notícia