Detalhes da Notícia

Patrimônios Culturais de Machado/MG
Patrimônios Culturais de Machado/MG

Neste ano de 2017 a Prefeitura Municipal de Machado, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, acrescentou a lista de patrimônios culturais inventariados do município mais três itens: Festa de São João Batista, a Igreja de São João Batista e a Imagem de São João Batista. O trabalho de inventário faz parte das atividades que devem ser cumpridas pelo município para contribuir na pontuação para o ICMS Cultural, os trabalhos foram realizados com a consultoria da Agencia Mineira de Entretenimento (AME), empresa vencedora da licitação para realização do serviço.

Este ano os trabalhos ficaram concentrados no Bairro da Cachoeirinha, que está localizado na área sudoeste rural do município. Há registros históricos de que a localidade já existia desde 1857. É possível identificar um importante elemento no referido bairro: a devoção a São João Batista. Há quase cinquenta anos, ocorre no Bairro Cachoeirinha a Festa de São João Batista. A primeira festividade foi realizada em 1970, por iniciativa de Maria Crispina Moreira da Silva e sua irmã Creuza Cândida Gonçalves.

A ideia foi prontamente apreciada pelo Cônego Walter Pulcinelli que, à época, comandava a Paróquia. Após duas festas, que ocorreram na antiga escola e posto de saúde do bairro, dona Chiquita doou terra para que fosse erguida a Igreja de São João Batista. A igreja foi construída sete meses depois, em junho, e sua inauguração foi celebrada com a terceira festa em devoção a São João Batista. A imagem foi doada por Paulo Afonso, sobrinho de Dona Chiquita. A Igreja foi construída a partir de doações e com materiais oriundos da antiga Matriz, que havia sido reformada. Dessa forma, a Festa de São João Batista, a Igreja de São João Batista e a Imagem de São João Batista estão intimamente ligadas. 
Portanto, a partir desse ano os itens citados acima fazem parte dos Patrimônios Culturais do Município.