Detalhes da Notícia

Secretário de agricultura participa de reunião do CIDERSU que discutiu Resíduos Sólidos
Secretário de agricultura participa de reunião do CIDERSU que discutiu Resíduos Sólidos

O Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sinval de Oliveira Lima participou, na quarta-feira (18) da reunião do CIDERSU (Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional Sustentável), na cidade de Carvalhópolis.

O tema da reunião foram os resíduos sólidos, debate importante para a sustentabilidade. Durante o encontro, foram debatidas soluções para a gestão dos resíduos sólidos urbanos e seus reflexos para a população e o meio ambiente.

Com o crescimento acelerado das cidades, do consumo de produtos industrializados e com o surgimento de produtos descartáveis, o aumento excessivo do lixo tornou-se um dos maiores problemas atuais da sociedade. Isso ainda é agravado pela falta de áreas para o destino final do lixo.

A sujeira despejada no meio ambiente aumenta a poluição do ar, da água e do solo, piorando as condições de saúde do planeta e da própria população. Machado produz uma média de 20 toneladas de lixo por dia. Discutir medidas que reduzam a quantidade de lixo que se produz é essencial.

O CIDERSU tem o objetivo de trazer as soluções mais viáveis para o desenvolvimento sustentável para os 13 municípios que compõem o consórcio: Alterosa, Campanha, Carvalhópolis, Cordislândia, Elói Mendes, Machado, Monsenhor Paulo, Paraguaçu, Poço Fundo, São Gonçalo, São João da Mata, Serrania e Silvianópolis.