Detalhes da Notícia

NOTA OFICAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SOBRE ESCORPIÕES
NOTA OFICAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SOBRE ESCORPIÕES

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde pelo setor de Endemias vem, por meio desta nota oficial, informar que o Município de Machado segue um Plano de Controle de Escorpiões elaborado sob as orientações do Manual de Normas Técnicas do Ministério da Saúde. O manual preconiza a realização de visitas periódicas e busca ativa nas áreas de grande incidência do inseto.

A forma de controle destes perigosos e indesejáveis visitantes é através do manejo ambiental, que nada mais é que acabar de forma definitiva com o que o escorpião precisa para sobreviver: abrigo e alimento. E isso somente é possível com a limpeza e manutenção dos imóveis.

Após receber denúncia, via rede social, uma equipe da vigilância se deslocou até o local e constatou que no imóvel da denunciante não foi encontrado nenhum escorpião e a foto postada nas redes sociais se trata de um imóvel antigo que foi demolido ao lado do da denunciante, onde o esposo da mesma está trabalhando na retirada de entulho. Foi feita a busca ativa em imóveis próximos e os proprietários notificados e conscientizados das medidas a serem tomadas.

Até o momento não existe nenhum produto químico comprovadamente eficaz contra o escorpião. O uso de produtos tóxicos tem provocado até um aumento do aparecimento do inseto, pois estes os irritam e os desalojam.

O manejo ambiental é de responsabilidade do morador, pois, o mesmo deve eliminar locais onde eles possam se esconder como frestas nas paredes, restos de materiais de construção como tijolos, telhas, madeiras, pedras e entre outros, usando sempre equipamento de segurança. Deve manter caixas de gorduras e de passagem sempre bem vedadas e, se possível, colocar válvula de retenção que impedem de forma definitiva a entrada dos animais nas tubulações internas dos imóveis.

Temos que ter a consciência de que somos donos do lixo que produzimos e que devemos sempre alojá-lo de forma adequada e somente colocar o lixo para a coleta nos dias programados, nunca o jogando em terrenos baldios onde irão atrair baratas e outros bichos, dentre eles os escorpiões, que se alimentam de baratas.

Em caso de acidentes com escorpiões, procure imediatamente o serviço de saúde.