Detalhes da Notícia

Carnaval da família em Machado: matinê, bonecos gigantes e marchinhas são atrações
Carnaval da família em Machado: matinê, bonecos gigantes e marchinhas são atrações

Um carnaval saudável e cultural, voltado para crianças, jovens que desejam tranquilidade, terceira idade e principalmente para a família machadense. Pensando nisto, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Machado preparou quatro dias de matinê das 16h às 19h na Praça Antônio Carlos com entrada gratuita.

A tradicional Banda do Nenê comandará a folia no Coreto tocando as tradicionais marchinhas acompanhada de animadores e de três bonecos caricatos gigantes que animarão o público. Durante a matinê, a banda e os bonecos gigantes farão um cortejo carnavalesco pela Praça Antônio Carlos chamando o público para se divertir como acontece em carnavais tradicionais pelo Brasil.

A grande novidade do evento será os três bonecos caricatos gigantes medindo cada um aproximadamente quatro metros homenageando personalidades populares de Machado que já faleceram. A folclórica coveira, vereadora e amante do carnaval, Maria do Cemitério, o sambista, folião e capitão do centenário terno de congada de Nossa Senhora do Rosário, Sr. Walter Nogueira e o popular prefeito por quatro mandatos Carlos Alberto Pereira Dias, o Carlão, serão os homenageados da primeira edição do carnaval da família de Machado.

Segundo o secretário de cultura de Machado, João Alexandre Moura, a proposta da matinê, das marchinhas e dos bonecos gigantes, é um resgate cultural do velhos, bons e saudáveis carnavais, por isto a denominação de carnaval da família. “A ideia dos bonecos teve o apoio do prefeito Julbert, autorização das famílias e propõe relembrar a memória de pessoas queridas que fizeram a história da nossa comunidade”, explica João Alexandre.

A proposta é construir três bonecos todos os anos de personalidades machadenses, em cinco anos teríamos quinze bonecos e aos poucos vamos criando uma identidade para o carnaval de Machado que nas últimas duas décadas simplesmente acabou. Se a matinê se efetivar, nos próximos anos podemos resgatar escolas de samba, promover um encontro de sambistas, estimular escolas a montarem seus blocos de matinê e ocupar outros espaços da Praça Antônio Carlos com mais atividades, temos que propor algo diferente das cidades da região e pensarmos em outros públicos também. “Pretendemos criar oficinas de confecção de bonecos ao longo do ano, envolver escolas, familiares e amigos das personalidades homenageadas e aos poucos vamos resgatando o nosso carnaval, focado na família, na tranquilidade e que represente, acima de tudo, a identidade cultural do povo de Machado”, finaliza João Alexandre.

Serviço

Carnaval da Família em Machado (MG)

Matinê com a Banda do Nenê, cortejo, animadores e bonecos gigantes

Dias: 10,11,12 e 13 de fevereiro de 2018

Horário: Das 16h às 19h

Local: Coreto, Praça Antônio Carlos

Entrada Gratuita