Detalhes da Notícia

Machado realiza I Conferência de Educação – Etapa Municipal
Machado realiza I Conferência de Educação – Etapa Municipal

A Secretaria Municipal de Educação realizou, neste dia 16 de novembro, a I Conferência de Educação – Etapa Municipal, na Escola Estadual Iracema Rodrigues. O evento é parte integrante da Conferência de Educação de Minas Gerais, que terá como tema “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a implementação dos Planos de Educação”.

Esta é a etapa preparatória da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2018) e da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). A Conferência Estadual acontece entre os dias 22 e 25 de março de 2018. A Conferência de Educação de Minas Gerais possui caráter mobilizador e deliberativo e vai apresentar um conjunto de propostas relativas à implementação do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG), ao monitoramento e à avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE). A Conferência vai propor ainda melhorias às políticas nacional, estadual e municipais de Educação e a pactuação de responsabilidades entre os entes federativos com vistas à garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

A Conferência teve início às 8 horas e percorreu todo o dia, com a presença do Prefeito, Julbert Ferri, da Secretária Municipal de Educação, Márcia Ferri, da Inspetora Escolar Iza Ribeiro (representando a Superintendência Regional de Ensino de Varginha), da Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Patrícia Pereira de Oliveira e do Presidente da Câmara Municipal de Machado, Erivelto Ângelo dos Santos.

Os participantes acompanharam a apresentação do Diagnóstico Social de Machado, estudo realizado pela Kairós Desenvolvimento Social. O palestrante foi Elvis Bonassa, diretor da empresa. A pesquisa mostra todos os pontos e motivações de vulnerabilidade social da cidade, por bairro e região. O estudo foi desenvolvido sob comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social.

A Conferência contou com painel e discussão em grupos sobre os eixos do Documento de Referência. Ao final, os grupos apresentaram suas sugestões e elegeram os delegados municipais para a Conferência mineira.



Fotos da Notícia