Detalhes da Notícia

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE ATIVIDADES PELO DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE ATIVIDADES PELO DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

Hoje, dia 06 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física e, em comemoração a este dia, a Secretaria de Saúde, através da Educadora em Saúde, Júlia Fernandes, realizou ontem, dia 05 uma palestra sobre envelhecimento saudável para o grupo de idosos do Lar Fabiano e CRAS/Machado, além de uma prática corporal e alongamento com música. No PSF Santuário, a palestra, realizada hoje, dia 06, foi feita pela Júlia para o grupo de idosos da Unidade e, após a explanação, realizaram vários exercícios trabalhando função cardiorrespiratória, equilíbrio e tonificação muscular. Os educadores físicos Felipe de Paula e Lucas Alencar, que sempre estão presentes nos encontros do grupo, também colaboraram.

As ações realizadas enfatizam a importância de se praticar uma atividade física durante toda a vida, inclusive para a terceira idade. “Dentre os benefícios da atividade física na terceira idade temos a melhoria do bem-estar geral, a melhora da condição da saúde física e mais importante, a preservação da independência, lembrando que a atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano”. Explica a Educadora em Saúde.

A atividade física representa todo e qualquer movimento corporal que consome energia. Ela pode ser divertida e praticada de várias maneiras. Também reduz o risco de doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama e do cólon (intestino), infarto, ganho de peso, quedas e depressão. Além disso, ela proporciona uma sensação de bem-estar e ajuda a prolongar a vida saudável. 
Os encontros no PSF Santuário são realizados todas terças e sextas as 7h30, para todos que desejam participar.