Detalhes da Notícia

1º Encontro Sul Mineiro de Companhia de Reis
1º Encontro de Folia de Reis de Machado

Valorizar a cultura, promover a interação entre diversos grupos regionais que propagam as tradições e folclore em seus respectivos municípios e celebrar o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais. Esses foram os grandes intuitos do 1º Encontro Sul Mineiro de Companhia de Reis, promovido neste domingo (11), pela Prefeitura de Machado, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, em parceria com a Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais). O evento, realizado nas proximidades do Lago Artificial (Prainha), também celebrou os 25 anos da Capela de Santo Reis. Nas atividades, grupos de nove cidades fizeram apresentações musicais e intervenções teatrais, além de participarem de uma missa e de um almoço oferecidos pela comissão organizadora.
Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, João Alexandre Moura, este acontecimento é uma grande vitória para a cultura machadense e regional, pois demonstra a força que o interior possui na manutenção desse tipo de tradição. “Estamos muito contentes com o resultado do evento, já que ele demonstra a ânsia que temos de fomentar as culturas machadense e regional. Isto é uma grande vitória para a nossa cultura e para o nosso povo, que sente a necessidade de acontecimentos dessa natureza. Todas as companhias estão de parabéns pelo que apresentaram aqui e também pelo comprometimento que dispensam para manter viva esta linda tradição da Folia de Reis”.
Já o prefeito Julbert Morais, ressaltou que acontecimentos assim servem para valorizar ainda mais a cultura popular, promover as tradicionais companhias de reis e exaltar a fé das pessoas através de suas manifestações. “Estou encantado com o que vi aqui hoje. É muito bonito e prazeroso saber que o nosso povo mantém viva esta linguagem artística simples, mas rica em ensinamentos. As folias de reis estão presentes na nossa cultura e religião há mais de três séculos, e possuem uma forte representatividade junto ao povo e aos seus devotos, pois vêm sendo passadas de avô para neto, de pai para filho, de irmão para irmão... Enfim, é um legado que só traz experiências positivas e formadoras de uma sociedade mais justa e unida”.
No total, cerca de quinhentas pessoas estiveram presentes no evento.

Atividades

As atividades do 1º Encontro de Folia de Reis de Machado foram iniciadas com um almoço oferecido pela organização. Depois, as companhias machadenses e das cidades de Monte Belo, Serrania, Carvalhópolis, Alfenas, Caldas, Poços de Caldas, Cordislândia e Bandeira do Sul seguiram para a frente da Igreja de Santo Reis, onde se apresentaram. Em seguida, todos participaram de uma missa, presidida pelo padre Alexandre Gonçalves. 
Antes do encerramento, as companhias de reis de Machado se apresentaram ao público presente.



Fotos da Notícia