Detalhes da Notícia

Casa da Cultura realiza Jornada do Patrimônio Cultural com exposição e congadas

A Casa da Cultura de Machado, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realizará, de 14 a 17 de agosto, semana que antecede a 103ª Festa de São Benedito, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Com entrada gratuita, o evento contará com uma exposição sobre a Festa de São Benedito e apresentação de congadas mirins e infanto-juvenis de escolas do município de Machado.
Integrada as políticas públicas de patrimônio cultural, a realização da Jornada em Minas Gerais assumiu contornos próprios, com a participação de municípios e instituições culturais em torno de um mesmo objetivo: estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão dos valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do patrimônio cultural mineiro.
Outra meta dessa edição é oferecer a oportunidade de fruição dos bens patrimoniais, por meio da disponibilização de documentação fotográfica histórica, assim como manifestações culturais que tenham como tema ou sejam produzidas com um olhar sobre os bens protegidos, sejam eles de natureza material ou imaterial.
Para o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Machado, João Alexandre Moura, realizar a jornada mineira no mês de agosto, mês do patrimônio cultural, mês do folclore e da tradicional Festa de São Benedito, com exposição de fotos sobre a festa e com a participação das congadas mirins e infanto-juvenis, é uma grande satisfação e valorização da nossa maior riqueza.
A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é uma realização do Iepha - MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), Governo de Minas Gerais, Prefeitura de Machado e Associação dos Congadeiros de Machado.

Confira a programação na Casa da Cultura de Machado:

- De 14 a 17 de agosto (segunda à quinta-feira)
- Exposição de fotos e histórias da Festa de São Benedito de Machado - MG.
Visitação das 12 às 18 horas;

- Dia 16 de agosto (quarta-feira)
- 9 horas: Apresentação da Congada da Escola CEMEAI;
- 14h30: Apresentação da Congada da E. E. Paulina Rigotti.

- Dia 17 de agosto (quinta-feira)
- 9 horas: Apresentação da Congada da E. E. Gabriel Odorico;
- 14h30: Apresentação da Congada da Creché Vovó Donana.

Município de Machado: gestão competente, desenvolvimento para nossa gente!