Detalhes da Notícia

Alunos recebem palestra sobre alimentação e obesidade infantil
Alunos recebem palestra sobre alimentação e obesidade infantil

A Secretaria Municipal de Saúde levou palestra de orientação sobre alimentação saudável e obesidade infantil entre os dias 25 e 27 deste mês. A educadora em saúde, Júlia Fernandes levou atividades para o no Centro de Educação Infantil Vovó Luiza, a Escola Municipal Padre José de Souza Ribeiro e a Escola Estadual Rubens Garcia.

O tema das atividades foi definido pelos Ministérios da Saúde e da Educação para a “Semana de Saúde na Escola 2018”, que orientaram as Secretarias Municipais a discutirem o enfrentamento ao excesso de peso e a obesidade infantil. Aproveitando a oportunidade, as crianças e os pais também ouviram sobre a atualização da carteira de vacinação.

Na Educação Infantil Vovó Luiza, Júlia conversou com os pais das crianças sobre aumento expressivo da obesidade no Brasil, o que é obesidade infantil, causas e consequências, como fazer a seleção de alimentos e como lidar com a recusa a comer, conhecimento de alimentos in natura, processados e ultraprocessados, incentivo à prática de atividade física, o aleitamento materno na prevenção da obesidade infantil, importância da caderneta de saúde da criança e importância de levar as crianças nas Unidades de Saúde para consultas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e para receber as vacinas do calendário de vacinação.

Na Escola Municipal Padre José de Souza Ribeiro e na Escola Estadual Rubens Garcia, Júlia abordou sobre o que é obesidade infantil, causas, consequências – como o organismo é afetado, alimentos que podem levar à obesidade infantil, prevenção a alimentos para evitar a obesidade infantil; dicas para uma alimentação saudável e pirâmide alimentar. Foram demonstrados os três tipos de alimentos: in natura, processados e ultraprocessados.

Júlia levou alimentos para demonstração e, após a palestra, apresentou um vídeo explicativo lúdico sobre obesidade infantil citando a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física. “Ocorreu uma excelente receptividade dos alunos e os objetivos da palestra foram atingidos. Todos tiraram suas dúvidas. Os professores também participaram da palestra”, conta e educadora.